segunda-feira, 30 de agosto de 2010

James Jim Root




Vida pessoal e carreira

Root, nasceu em Des Moines, Iowa. Ele ja tocou em bandas como Anal Blast, Atomic Opera, Deadfront e atualmente no Slipknot e Stone Sour, e voltou para a Stone Sour junto com o vocalista Corey Taylor, durante o seu relançamento, em 2002. Antes de entrar no Slipknot, trabalhou como garçom e busboy. Root entrou no Slipknot em Janeiro de 1999, substituindo o guitarrista original, Josh Brainard, que deixou a banda durante a gravação do album debut do Slipknot. Na verdade, as únicas duas músicas gravadas durante a sessões do álbum foi "Purity" e "Me Inside". Apesar disso, a canção tornou-se um grampo para a banda nos shows ao vivo. Depois da saida de Josh Brainard do Slipknot, o vocalista Corey Taylor convidou Root para se juntar a banda com base em experiências passadas para trabalhar com ele na Stone Sour, antes de deixar a banda para se juntar Slipknot.James é noivo da bela Cristina Scabbia,vocalista da banda de Gothic Metal- Lacuna Coil.



Máscara
Root originalmente utilizou uma bondage hood, herdada do antigo guitarrista do Slipknot Josh Brainard após sua saída da banda. Ele tinha cabelo roxo no momento e gostaria de puxar peças do mesmo através de um orifício na parte superior da máscara. Depois de várias performances e uma foto, ele decidiu mudar máscaras, como a "bondage" era muito desconfortável para ele e, muitas vezes o distraía quando tocava. Ele então começou a utilizar uma máscara de estilo brincalhão, disse que para representar aquele lado de sua personalidade. Sua mais recente máscara permanece com um estilo "coringa", mas tem cicatrizes verticais pretas detalhando ambos os olhos, e um zíper na boca entre as partes negras. A máscara é baseada no filme The Crow



Equipamento
Em Julho de 2007, James Root assinou com a Fender para tocar a guitarra Fender Telecaster. Este modelo está disponível em Telecaster plana preto com um branco pickguard, pescoço maple e escala, ou em branco com um plano negro pickguard, pescoço maple e ébano escala. Ambos os modelos apresentam órgãos mogno, 22 trastes, um único controle de volume sem tom, preto hardware, e EMG humbuckers (EMG 81 na ponte e EMG 60 no pescoço).

Em Setembro de 2008 um anúncio no fórum oficial do Slipknot disse que um novo modelo Telecaster do James estava sendo concebida, e que os fãs foram necessários para dar a sua opinião sobre onde ela que poderia ser melhorada. Sem libertação de data ou um anúncio oficial da nova guitarra foi feita, apesar do recente vídeo para o single "Sulfur" ele tem sido visto usando uma Fender Stratocaster com muitas das mesmas características de sua assinatura Telecaster.

Antes de lidar com Fender, havia sido visto usando uma PRS (A mesma guitarra usadas por Brad Delson e Mike Shinoda do Linkin Park), também com as guitarras Jackson e Maverick e violões Martin, uma vasta gama de efeitos e pedais amplifcadores. Em 2009 um desempenho para Eurockeennes, Jim utilizada uma Gibson Flying V


Guitarras


Jim Root Signature Fender Stratocaster
Jim Root Signature Fender Telecaster

Custom Fender TelecasterEfeitos

Fender Flathead Telecaster

Fender Flathead Telecaster Showmaster

Custom Fender Stratocaster

Gibson Flying V

Jackson SL1 Soloist

Jackson SL3 Soloist

PRS Private Stock Black

Maverick JR-4

Martin Acoustic



Efeitos


Dunlop Crybaby 530Q

Dunlop JH3S Jimi Hendrix Octave Fuzz

DigiTech Hyper Phaser

Digitech Whammy 4 pedal

Digitech Tone Driver pedal

Digitech Synth Wah pedal

Digitech Multi-chorus

Digitech Digidelay

Dunlop Auto QÊ pedal

Vox Tonelab

BOSS AC-3

BOSS DD-3

BOSS NS-2

Maxon AF-9 Audio Filter

Maxon OD-9 Overdrive

MXR Auto Q Wah

MXR Carbon Copy

MXR Phase 100

Electro-Harmonix Small Stone


Amplificadores


Rivera Knucklehead Reverb 100 6L6

Rivera Knucklehead Reverb 100 KT88

Rivera K412 speaker Cabinets

Orange Rockerverb Heads

Orange 4x12 Cabinets

Randall Isolation Cabinet


Discografia


Slipknot



1999 - Slipknot

2001 - Iowa
2004 - Vol. 3: The Subliminal Verses

2008 - All Hope Is Gone

Stone Sour


2002: Stone Sour

2006: Come What(ever) May

2007: Live in Moscow

2010: Audio Secrecy

Nenhum comentário:

Postar um comentário